A editora de guias de viagem Lonely Planet lançou na semana passada um guia definitivo de lugares turísticos ‘imperdíveis’ no mundo. Ao todo, são 500 sugestões de cantinhos no mundo que você precisa conhecer antes de morrer. Eu adoro listas assim. Comprei aquele livro “mil discos que você precisa ouvir antes de morrer” e saí marcando de um por um e resenhando, então com certeza o novo guia do Lonely Planet será um belo desafio. Mais legal ainda: tem destino brasileiro na lista!
Segundo a editora, uma equipe de especialistas foi enviada para os locais listados para trabalhar junto com escritores locais e classificar as paisagens naturais, as joias arquitetônicas e os museus que eles acreditam serem os melhores lugares do mundo para serem visitados.
Entre os 500 destinos, um brasileiro ficou no top 10. Não, não é o Cristo Redentor. Para a minha tristeza bairrista, também não é a Amazônia. O lugar escolhido foram as Cataratas do Iguaçu.
As Cataratas do Iguaçu ficam localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina (nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú). São 275 saltos por onde escoam em torno de um trilhão de litros de água por segundo. Mesmo sem estar nessa lista, o lugar já era um dos principais destinos do país. Por ano, recebem mais de um milhão de turistas. E nem a tal crise parece estar afetando: só no primeiro semestre desse ano mais de 750 mil pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu.
No top 20 – que foi divulgado para instigar o pessoal a comprar o guia -, entraram ainda outros pontos turísticos na América Latina, como Machu Picchu, no Peru, e o arquipélago de Galápagos, no Equador. Dá uma olhadinha aí nas primeiras da lista:
1 – Angkor, Camboja
3 – Machu Picchu, Peru
9 – Alhambra, Espanha
11 – Medina de Fez, Marrocos