Minhas dez metas para 2016

metas2016_post2015 foi definitivamente um ano de mudanças na minha vida. Mas, em meio a tanta correria, sinto que os 12 meses passaram voando e deixei muita coisa para depois! É até difícil mensurar se foi um ano bom, médio ou sensacional, sabe? Em 2016, quero ser mais centrada e seguir metas claras para chegar no último dia do ano e dizer: cara, arrasei! Listei então aqui dez metas principais para o próximo ano. Me ajudem na cobrança durante o próximo ano, por favor!

  • Cismar menos com meu corpo e me aceitar

Uma das coisas que tornou meu ano mais difícil foi, com toda a certeza do mundo, meus problemas de autoestima. Ganhei alguns muitos quilinhos e isso acabou me trazendo muitas coisas ruins, inclusive danos psicológicos. Passei a ter uma vergonha absurda do meu corpo que me privou até de me divertir em vários momentos: deixei de ir para lugares por não gostar de como as roupas ficavam em mim, inventei desculpas para não colocar um biquini… Mesmo que não esteja dos melhores, ainda é o meu corpo, né? Meu, só meu, e que me dá vida, então pra que odiá-lo? Se eu não me amar, quem vai?

Fraturei o tornozelo esse ano enquanto fazia exercícios em mais uma das tentativas de me encaixar melhor aos padrões estéticos impostos a toda mulher. Quando isso aconteceu me veio logo à cabeça um “puts, agora que vou engordar mesmo”, mas aí pensei de novo e vi que nem adiantava crisar, era melhor me recuperar e depois voltar a ativa. Já comecei o processo de aceitação, principalmente após uma fratura, mas só quem passa por isso sabe que não é rápido assim… Isso não quer dizer, claro, que quero é ser gordinha e pronto. Quero ser feliz e saudável, seja como for. Me aceitar talvez seja uma das principais metas para 2016, e já vai começar com um grande desafio: uma viagem pra praia! Vamos ver se vai dar tudo certo.

  • Economizar mais dinheiro para viagens

Tenho 23 anos, um emprego legal e, como diria a mamãe, nem um pinto pra dar água. Dá pra economizar mais, né? Um dos meus principais vícios é maquiagem. Coleciono batons e nesse ano de 2015 conquistei algo que muita mulher quer: a penteadeira dos sonhos. Assim, tem sido difícil me controlar e não gastar tanto. Em 2015, estabeleci o limite mensal de gastar no máximo, por mês, o valor de três batons da MAC em maquiagem: R$ 195. Só que se a gente for parar para pensar, em um ano isso equivale a R$ 2.340. É claro que nem todo mês gasto isso, mas dá pra diminuir o limite e me policiar mais. Adeus coleções limitadas, alô mais viagens!

Além disso, quero ter menos vergonha de divulgar meus trabalhos alternativos, afinal, eles são super honestos. Faço freelas em jornalismo, fotografo ensaios e eventos, e também mando bem na cozinha e já peguei umas encomendas de torta e etc. Me contrata aí, pô, e ajuda a carimbar mais meu passaporte!

  • Viajar em pelo menos 70% dos feriados

Na época em que trabalhava em jornal, não sabia nem o significado da palavra feriado. Agora, em assessoria, sei só não dessa, mas também fins de semana, feriadões e etc. ❤ Qualidade de vida, obrigada por entrar na minha. Mas, esse ano, ainda não muito acostumada com isso, acabei ficando em casa na maioria dos feriados. Como meta para 2016, quero viajar em pelo menos 70% dos feriados. E viajar não significa só ir para outros estados e países, mas também curtir tanta coisa que temos aqui por perto. Quero muito, inclusive, fazer um roteiro por Anavilhanas (arquipélago aqui no Amazonas cheio de praias lindas).

  • Conhecer dois novos países

Bom, um dos objetivos é também não sair do emprego. Sendo assim, terei dez dias de férias ao longo do ano e férias de novo só no outro mês de janeiro, já em 2017. Acho que a meta de riscar dois novos países do mapa é ousada, mas tangível! Quero muito conhecer algum lugar da América Latina também. Vamos ver se vai rolar…

  • Ter uma vida mais saudável

Fraturar o tornozelo me fez acordar para a questão da minha saúde. Confesso, sou extremamente relapsa com isso e foi preciso ficar de cama por uns dias pra entender que tenho que cuidar mais de mim se quero viver mais anos. Em 2016, quero voltar para o pilates, me recuperar 100% da fratura (ainda estou mancando muito), fazer reeducação alimentar e perder 10 quilos (por questões de saúde mesmo, não é noia!).

Além disso, esse ano comecei a trabalhar com desenvolvimento sustentável e percebi como pequenas mudanças na minha vida podem fazer bem pra mim e pro meio ambiente. Por isso, quero reduzir o consumo de carne na minha alimentação, principalmente vermelha.

  • Estudar mais

Sobre tudo e para tudo! Muito além da vida acadêmica, quero aprender mais sobre tudo que me interessa.

  • Curtir mais a minha família, namorado e amigos

Sou muito workaholic e acabo me afastando das pessoas. O problema acontece até quando estou com elas: nunca me desconecto 100% e acabo não focando direito no que é mais importante. Quero amar e ser mais amada em 2016, e curtir cada momento ao lado de quem importa.

  • Fotografar mais

Tenho quatro câmeras, além do celular, e esse ano pouco brinquei com elas. Percebi que não usei quase nenhum dos filmes das minhas analógicas. Vou deixar a preguiça de lado, sair pra fotografar mais e explorar meu olhar.

  • Me engajar mais em causas sociais

Sempre fui movida por causas: trabalhar em jornal para mim ia além de informar, mas significava dar voz a quem pouco era ouvido. O Quênia foi e é uma das minhas principais causas. Enfim, eu preciso muito sentir que estou fazendo a diferença para me sentir mais realizada. Por isso, quero me engajar mais em causas sociais e, agora trabalhando na ONG, fiquei muito próxima do lançamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS ou Global Goals), metas divulgadas pela ONU para os próximos 15 anos, substituindo os Objetivos do Milênio. Decidi então adotar alguns deles como as minhas causas pelos próximos 15 anos. São eles: erradicação da pobreza, da fome, redução das desigualdades, igualdade de gênero, e educação de qualidade. Quero fazer o que for possível para melhorar as coisas, nestes aspectos, ao meu redor. São os meus cinco ODSs principais!

  • Ser muito feliz!

Acho que é o que mais importa, né? Quero poder curtir muito a vida e saber agradecer por cada momento. Que 2016 seja incrível pra todos nós!

Feliz ano novo!

Anúncios

3 comentários sobre “Minhas dez metas para 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s